quinta-feira, 21 de março de 2013

Guarda-parques divulgam projeto de Educação Ambiental



Guarda-parques do Parque Natural Municipal Trabiju 
(Foto: Marcos Ivan, Canal39)
Entre as atividades programadas para a Semana da Água, foi realizada hoje uma palestra aos gestores de ensino da rede municipal pelos guarda-parques do Parque Natural Municipal do Trabiju, localizado em Pindamonhangaba, interior de São Paulo. 

O objetivo da apresentação foi divulgar um projeto piloto desenvolvido pelos guardas ambientais, em parceria com o Departamento de Meio Ambiente e o Arvorar Soluções Ambientais, empresa responsável pelo Plano de Manejo do parque. 


Trata-se do Programa Guarda Ambiental Júnior do Trabiju, inspirado no projeto americano Junior Ranger. Inicialmente, é um programa voltado para estudantes do ensino fundamental da rede municipal.  Possibilita a oportunidade única de conhecer o parque explorando a figura de seus protetores, os guardas ambientais, formando crianças capacitadas a difundir o espírito de protetores da natureza para sua família, amigos e comunidades.
Guarda-parque durante sua apresentação.
 (Foto: Marcos Ivan, Canal39)
São previstas atividades de educação ambiental, trilha interpretativa, jogos educativos e reconhecimento como guarda ambiental júnior, através de premiação com um distintivo oficial do parque. Os gestores de ensino puderam dar sugestões ao projeto e foi acordado que seriam realizadas novas reuniões em cada polo de ensino, com a presença do gerente do parque e dos guardas ambientais para dar seguimento ao projeto. O Parque Natural Municipal do Trabiju está localizado em um fragmento de Mata Atlântica de 603,9 hectares que abriga diversas espécies nativas da fauna e flora, muitas das quais ameaçadas de extinção, como a peroba-rosa (Aspidosperma polyneuron), palmito juçara (Euterpe edulis), gato-maracajá (Leopardus wiedii) e o bugio (Allouata guariba).  Maiores informações, contatar parkrangertrabiju@gmail.com. Outras informações sobre o evento: http://www.canal39.com.br/trabiju/

Por Miliany Campos

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!
    Excelente trabalho dos Guardas Ambientais.
    Educar hoje para recolher os frutos no futuro.
    As crianças são a esperança para um futuro melhor. O programa Guarda Ambiental Júnior é o caminho indicado para incentivar os jovens a amar a Natureza. Em Portugal, iniciámos este ano lectivo, o Programa de Vigilante da Natureza Júnior na Escola Dom Fernando II em Sintra, um grande sucesso entre os mais jovens.
    Trinta e cinco crianças receberam formação durante o ano lectivo, que culminou no dia 22 de Abril, com a entrega do diploma de Vigilante da Natureza Júnior, tendo recebido também um boné e uma T’Shirt de Vigilante da Natureza Júnior.
    Companheiros, continuem com o vosso excelente trabalho!
    Francisco Correia

    ResponderExcluir

Postagens populares

Translate