quarta-feira, 17 de julho de 2013

Dia de Proteção às Florestas

Amazônia. ©Greenpeace / Rodrigo Baleia

O Brasil abriga diversos tipos de vegetação, como as encontradas no domínio da Mata Atlântica, umas das áreas mais ricas em biodiversidades do mundo, ou na maior floresta tropical do planeta, a Floresta Amazônica.

As florestas são importantes para manter o equilíbrio climático, hidrológico e geológico, além de abrigar inúmeras espécies animais e vegetais.

A Mata Atlântica "cobria uma área de 1,1 milhão de quilômetros quadrados do território nacional. Atualmente, sobraram apenas 300 mil km2 e totalmente fragmentados. Agora com o avanço do agronegócio e dos planos de infraestrutura, a Amazônia pode ter igual destino: só nos últimos 40 anos, 18% dessa exuberante floresta já foi desmatada" (Greenpeace).

Curupira.  www.brasilescola.com
O Brasil necessita valorizar e preservar suas florestas, por isso hoje, 17 de Julho é o Dia de Proteção às Florestas, dia também do personagem folclórico originário da cultura tupi-guarani, o Curupira. De cabelos vermelhos e pés voltados para trás, o menino Curupira vive nas matas brasileiras e, em relato escrito pelo padre José Anchieta ao rei de Portugal em 1560, assombrava e atacava os índios brasileiros. Segundo a lenda, o Curupira ataca caçadores ou pessoas que derrubam árvores, e seu assobio amedronta todos que queiram destruir a floresta. Ao seguir as pegadas do Curupira, acabam-se perdendo na mata. Ele também tem o poder de ressuscitar os animais mortos pelo homem.

O Greenpeace Brasil aproveitou a data para realizar o Dia de Mobilização Online pelas Florestas, para divulgar seu projeto de levar ao Congresso uma lei popular pelo fim da destruição das florestas. Maiores Informações: Dia de Mobilização pelas Florestas.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Translate