quarta-feira, 17 de julho de 2013

Itararé/SP inaugura base de Guarda Ambiental em Parque Ecológico


Base da Guarda Ambiental no Parque Ecológica da Barreira fica em pontos estratégico. (Foto: Giliardy Freitas / TV TEM)
Base da Guarda Ambiental no Parque Ecológica da Barreira.
(Foto: Giliardy Freitas / TV TEM)
No dia 09 de julho, o município de Itararé, localizado a cerca de 350 km da cidade de São Paulo, inaugurou sua primeira base de grupamento ambiental. 

A guarda ambiental, formada por oito funcionários, realizou em junho passado o Curso de Formação do 1º Grupamento Especializado em Proteção Ambiental e Rural (GEPAR), ministrado por profissionais locais e membros da Guarda Ambiental de Guarulhos. Foram abordados tópicos de legislação ambiental, combate à incêndio, primeiros socorros, buscas na mata, apicultura, pontos turísticos da região e patrulhamento ambiental.

Curso de Formação. Assessoria de Imprensa da PMI.
A Guarda Ambiental atuará no Parque Ecológico da Barreira, localizado na entrada da cidade e possui mais de 90 hectares. O Rio Itararé corta o parque, marcando a divisa do estado de São Paulo com Paraná. Além disso, abriga cavidades naturais subterrâneas, como a famosa Gruta da Barreira, formada por processos erosivos devido à presença do rio e transformada em um tipo de templo, com imagens de Nossa Senhora de Lourdes: a Santa da Barreira.


Segundo o site G1, moradores relataram atos de vandalismo no parque e casos de ladrões que chegavam a atacar os visitantes. Agora os turistas podem visitar o parque com maior segurança: a base da guarda foi instalada em ponto estratégico de onde é possível visualizar toda a área. A entrada é gratuita e as visitas podem ser realizadas diariamente das 8 às 18 horas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Translate