segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Veja as 15 propostas de criação de Unidades de Conservação

((o))eco - 06/09/13


NOMEUFCATEGORIAÁREA PROVÁVELCRIAÇÃO/ AMPLIAÇÃOBIOMAOBJETIVO
MÉDIO JURUÁAMRESEX35.924AMPLIAÇÃOAMAZÔNIAIncorporar áreas de uso e moradia de extrativista que ficaram forma do perímetro quando da criação da RESEX.
TAUÁ-MIRIMMARESEX15.329CRIAÇÃOMARINHO/
COSTEIRO
Proteger os meios de vida, a cultura e garantir a utilização e a conservação dos recursos naturais renováveis tradicionalmente utilizados pela pontuação extrativista da comunidade do Taim, residente na área de abrangência da Reservas e demais populações habitantes de áreas contíguas.
NASCENTES
GERAIZEIRAS
MGRDS38.177CRIAÇÃOCERRADOProteger mais de 200 nascentes de córregos que abastecem a região; proteger as áreas de extrativismo utilizadas pelas comunidades beneficiárias; garantir acesso ao território tradicional pela população geraizeira local; incentivar a realização de estudos voltados para a conservação e uso sustentável do Cerrado e promover a conservação da biodiversidade.
ILHAS DE SIRINHAÉMPERESEX2.649CRIAÇÃOMARINHO/
COSTEIRO
Proteger os meios de vida e garantir a utilização e a conservação dos recursos naturais renováveis tradicionalmente utilizados pela população extrativista (pescadores artesanais) das comunidades de Ipojuca e Sirinhaém e demais comunidades incidentes na área de sua abrangência.
LAGO DO CUNIÃRORESEX55.850AMPLIAÇÃOAMAZÔNIAProteger os meios de vida, a cultura e garantir a utilização e a conservação dos recursos naturais renováveis manejados pelas comunidades tradicionais que utilizam essa unidade de conservação.
CABO DE SANTA
MARTA GRANDE
SCRESEX60.036CRIAÇÃOMARINHO/
COSTEIRO
Proteger os meios de vida, a cultura e garantir a utilização e a conservação dos recursos naturais renováveis tradicionalmente utilizados pela população extrativista da comunidade do Cabo de Santa Marta e a conservação da baleia franca austral Eubalaena australis.
LITORAL SUL
DE SERGIPE
SERESEX19.000CRIAÇÃOMARINHO/
COSTEIRO
Proteger áreas naturais de uso das comunidades tradicionais extrativistas (catadoras de mangaba, pescadores, entre outros), garantindo o acesso aos recursos e uso sustentável do território, bem como áreas consideradas relevantes para a conservação e sustentabilidade dos recursos naturais utilizados, abrangendo estuários, manguezais, áreas de restinga e nascentes.
IBIRAQUERA/
ENCANTADA
SCRESEX19.195CRIAÇÃOMARINHO/
COSTEIRO
Proteger os meios de vida, a cultura e garantir a utilização e a conservação dos recursos naturais renováveis tradicionalmente utilizados pela pontuação extrativista de pesca artesanal de comunidades dos municípios de Imbituba e Garopaba, residente na área de abrangência da Reserva.
BAIXO RIO BRANCO
JUAPERI
AM/RRRESEX581.000CRIAÇÃOProteger a bacia hidrográfica do rio Jauaperi e Baixo rio Branco, garantir o território e o uso sustentável dos recursos naturais pelas populações ribeirinhas e extrativistas locais, bem como promover o ordenamento da atividade pesqueira na região.
GUARICANAPRPARNA40.739CRIAÇÃOMATA
ATLÂNTICA
O parque nacional se destina à preservação de importante porção do bioma mata atlântica com a formação vegetal Floresta Ombrófila Densa e Mista e proteção de mananciais hídricos.
ALCATRAZESSPPARNA15.819CRIAÇÃOMARINHOPreservar os ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica e possibilitar a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.
SERRA DO
GANDARELA
MGPARNA27.627CRIAÇÃOGarantir a conservação do relevante patrimônio ambiental, espeleológico, hidrológico e biológico associado ao Geossistema Canga-Itabirito, que tem na área do PNSG os mais significativos remanescentes desta formação no Quadrilátero Ferrífero.
BOQUEIRÃO DA
ONÇA
BAPARNA319.850CRIAÇÃOCAATINGAProteção de importantes remanescentes de Caatinga de excepcional qualidade ambiental, onde ocorrem grandes predadores de topo de cadeia alimentar, como as onças-pardas e onças-pintadas e muitas espécies da flora e fauna endêmicas e ameaçadas de extinção, assim como proteger um significativo conjunto de cavernas, dentre elas as duas maiores do Brasil, a Toca da Boa Vista e a Toca da Barriguda, além de promover a proteção de nascentes e áreas de recarga hídrica.
CHAPADA DOS
VEADEIROS
GOPARNA80.000AMPLIAÇÃOCERRADOProteger áreas de cerrado, notadamente áreas de altitude elevada, campos limpos e campos úmidos.
Atender demanda do Centro do Patrimônio Mundial da UNESCO e estabelecer um status de proteção legal compatível com o existente na época da inscrição do sítio.
ALTO MAUÉSAMESEC663.517CRIAÇÃOAMAZÔNIAProteger as diversas fisionomias vegetais existentes na região, conservar porções das áreas de ocorrência e endemismo de diferentes espécies de primatas, propiciar a existência de populações viáveis de grandes felinos, abrigar espécies de aves residentes e migrantes e complementar o corredor ecológico entre as Florestas Nacionais Amanã e Pau Rosa e o Parque Nacional da Amazônia.
MARINHO DOS
ABROLHOS
BAPARNA890.000AMPLIAÇÃOMARINHOAumentar representatividade de amostras de ecossistema marinho excepcionalmente rico em recifes, algas e ictiofauna e proteger espécies ameaçadas de extinção, principalmente as tartarugas marinhas, baleias-jubarte, coral cérebro, conciliando a proteção integral da flora, da fauna e das belezas naturais com a utilização para objetivos educacionais, recreativos e científicos.
PANTANAL
MATOGROSSENSE
MTPARNA60.000AMPLIAÇÃOPANTANALIncorporar a região da serra do amolar e adjacências, ampliando a representatividade da unidade de conservação.
TOTAL DE ÁREA PROPOSTA PARA AMPLIAÇÃO2.924.712

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Translate