quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Representantes de Guarda-Parques conseguem diversos apoios no Congresso Nacional, em Brasília


À esquerda, Deputado Federal Marco Maia e à direita, Deputado Federal Onofre Agostini, com representantes da Associação Brasileira de Guarda-Parques e Associação dos Guarda-Parques do Rio Grande do Sul

Na última semana, foram tratados em Brasília-DF diversos assuntos de interesse dos guarda-parques brasileiros.

No dia 07 e 10/10 Luciano Menezes, presidente da Associação dos Guarda-Parques do Rio Grande do Sul (AGP-RS) encontrou-se com os membros da Associação Brasileira de Guarda-Parques (ABG), o presidente João Carlos Batista e Marcelo Segalerba. Eles definiram algumas ações futuras da ABG, como a realização de uma assembleia geral para compor a nova diretoria da entidade, com data a ser definida e confirmada em breve e futura comercialização de camisetas oficiais da instituição para os interessados.

Do dia 08 ao 10/10, os representantes das associações estiveram no Congresso Nacional para cumprir suas agendas e articulações junto aos Deputados Federais, tratando de temas referentes às propostas de regulamentação da profissão no Brasil e de concessão de porte de arma aos guarda-parques (que visa proteger os Servidores Públicos do cargo de Guarda–parques, que exercem o poder/dever de polícia na fiscalização ambiental em diversas categorias de Unidades de Conservação, cuja referida atividade exige agir, muitas vezes com rigor, para evitar depredações, caça ilegal, pesca predatória e exploração florestal irregular).

Sobre o tema do porte de arma, conseguiram apoio após reunirem-se com o Deputado Federal Onofre Santo Agostini (PSD-SC), autor do recurso 118/2012, que é favoravelmente contra o parecer terminativo da CCJC, sobre o PL 4.535/2008, de autoria do Deputado Federal Walter Shindi Ihoshi (PSD-SP).  Depois se reuniram com Deputado Federal Jerônimo Goergen (PP-RS) e posteriormente, no gabinete do Deputado Federal Walter Ihoshi (PSD-SP), eles foram recebidos pelo seu chefe de gabinete, senhor Weslei.

À tarde, em uma auto agenda no gabinete do Deputado Federal e Delegado-PF Ilmo. Fernando Francischini, Líder do novo SOLIDARIEDADE-PR, foram recebidos pelo seu chefe de gabinete e também Delegado-PF senhor Gustavo, onde obtiveram o apoio de ambos.

No final da tarde, cumpriram agenda marcada com o Deputado Federal Marco Maia (PT-RS), que é autor do novo projeto de Lei que objetiva regulamentar o porte de arma aos Servidores Públicos Guarda-parques, através do PL 6.286/2013, que se comprometeu em apoiar em todos os pleitos sobre concessão do porte de arma aos Guarda-parques. Aproveitando a ocasião, apresentaram ao Deputado Marco Maia uma minuta de um anteprojeto, que propõem a regulamentação da Profissão de Guarda-parque no Brasil com o propósito de reconhecimento da carreira de Guarda-parque, com critérios objetivos de ascensão profissional e a garantia de direitos, nos moldes das competências fundamentais determinadas pela Federação Internacional de Guarda-parques (FIG).

A visita é o desdobramento de um encontro que a AGP-RS teve em agosto passado com o Deputado Federal Marco Maia, no RS, em que trataram das condições laborais dos guarda-parques do estado.

No dia 09/10, Luciano encontrou-se com a Deputada Federal Manuela D’Ávila, Líder do PCdoB, e posteriormente, com o Deputado Federal Beto Albuquerque, Líder do PSB. Ambos afirmaram ter acordo do seu partido em apoiar o pleito do porte de arma ao Guarda-parques. Outros que reafirmaram seus apoios foram os Deputados Federais Onix Lorenzoni DEM-RS e Alceu Moreira PMDB-RS, este último foi em um Jantar dos parlamentares do RS, fora da Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Translate