terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Parque do Lajeado, TO, sedia curso de gestão em Unidades de Conservação do Estado

Capacitação de Gestores de área de conservação-09.12.13-fernando alves (3)/300.jpgNos dias 12 e 13 de dezembro de 2013, o Parque Estadual do Lajeado, localizado no Tocantins, sediou um Curso de Formação Básica em Gestão de Unidades de Conservação, com participação de guarda-parques do estado. Leia a matéria na integra:



12/12/2013 - Edvânia Peregrini'

O Parque Estadual do Lajeado recebe nesta quinta e sexta-feira, 12 e 13, cerca de 30 servidores, dentre ele gestores e guarda-parques das áreas protegidas do Estado, que participam do Curso de Formação Básica em Gestão de Unidades de Conservação.


IMG_3425/300.jpg
A capacitação é composta por quatro módulos, iniciada na segunda-feira, 9, na sede da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), com abordagens mais administrativas e segue nestes terceiro e quarto módulo com exposições mais práticas para o manejo das unidades.

Para o coordenador de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, João Leal Neto, o curso tem como principal objetivo preparar e capacitar as equipes que estão à frente das Unidades de Conservação para melhorias na administração e manejo dessas áreas.

IMG_3395/300.jpgNesta quinta-feira, 12, as atividades iniciaram com orientações sobre segurança do agente público e do usuário oferecendo noções básicas de primeiros socorros, ministradas pelo aspirante Borges, do Corpo de Bombeiros; e seguidas de noções e práticas do uso de GPS, pelo inspetor de recursos naturais do Naturatins, Maurício Araújo.

O uso público em unidades de conservação também foi tema de palestra ministrada nesta quinta, pelo ex-gerente do Parque Estadual do Cantão, e atual servidor da Semades, Warley Rodrigues. O momento foi para apresentar e discutir os instrumentos e produtos possíveis de serem trabalhados junto a Agência de Desenvolvimento Turístico do Estado para o fortalecimento do ecoturismo.
Warley Rodrigues, palestrante de Uso Público em UC 
Para a idealizadora da capacitação, a inspetora de recursos naturais da Semades, Angélica Beatriz Correia, a expectativa é que se consiga repassar para este grupo que está chegando (concursados) a confiança de que é possível fazer um trabalho de qualidade e ainda a sua valorização.

O último módulo do curso será uma avaliação para observarem o que falta complementar, e no ano seguinte, a partir do que foi demandado dar continuidade ao trabalho.


Além do Naturatins e Semades, participam também do curso colaboradores do Corpo de Bombeiros e da Agência de Cooperação Técnica da Alemanha – GIZ, com palestras e orientações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Translate