terça-feira, 16 de setembro de 2014

Confira o que aconteceu no Encontro Nacional da Associação Brasileirade Guarda-parques

Participantes do Encontro Nacional da Associação Brasileira de Guarda-parques (ABG)

No último fim de semana (13 e 14/09) foi realizado o Encontro Nacional da Associação Brasileira de Guarda-parques (ABG), em Brasília-DF.

Encontro Nacional da ABG
No dia sábado 13 de setembro de 2014, foi desenvolvida a Assembleia Geral Ordinária da ABG. Participaram da assembleia os sócios fundadores: presidente João Carlos Batista, Marcelo Segalerba, Osvaldo Barassi e Dorotéia Menezes. Participaram também, o Major Fabio Margarido (oficial da PM/DF), Edson Valduga (chefe de brigada do Parque Nacional Chapada das Mesas), Douglas Rios (presidente da Associação de Guarda-parques do RJ); Paulo Alcantara (tesoureiro da Associação de Guarda-parques do RJ); Luciano Menezes (presidente da Associação de Guarda-parques do RS); o professor Ferdinando Filetto (UFMT);  Miliany Campos (Guarda-parque, SP); Rodrigo Ladislau Batista (advogado da ABG), além dos brigadistas  Mário Silva, Francisco de Melo, Cristiano Vieira e Eline Silva Costa do IBRAM/DF.
  
Encontro Nacional da ABG
Como resultado da reunião, foi votado e aprovado o ingresso dos novos associados. Também, foi votada a conformação inicial de um Conselho Consultivo da ABG composto por renomados profissionais (a nível nacional e internacional) da  área da Conservação da Natureza, Manejo e Proteção das Áreas Protegidas:
  • Reuber Brandão, professor da Universidade de Brasília e coordenador do Laboratório de Fauna e Unidades de Conservação (LABFUC); 
  • Major Fábio Margarido, oficial da Polícia Militar do Distrito Federal e mestre em Desenvolvimento Sustentável; 
  • Mark Plotkin, cientista, ambientalista, simpatizante e apoiador de cursos para Guarda-parques;
  • José Luis de Andrade Franco, professor do Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) da Universidade de Brasília; 
  • Jesus Manuel Delgado Mendez, professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia 
  • Ferdinando Filetto, professor da Universidade Federal do Mato Grosso. 

Discutiram-se também, as alterações do estatuto da ABG, formou-se um grupo de trabalho para o estabelecimento do Código de Ética dos Guarda-parques, definiram-se equipes regionais de trabalho e discutiram-se pautas para a próxima assembleia.

Apresentação do Guarda-parque Douglas Rios (AGP-RJ)
Ao final do primeiro dia, o Guarda-parque Douglas Rios (AGP-RJ) realizou uma apresentação sobre seu trabalho desenvolvido no curso de especialização em Gestão da Biodiversidade pela Escola Nacional de Botânica "O Corpo de Guarda-parques do Estado do Rio de Janeiro: O exemplo do Parque Estadual dos Três Picos".

Associação Brasileira de Guarda-parques visita o Parque Nacional de Brasília 

 ABG no Parque Nacional de Brasília
No domingo, houve uma visita ao Parque Nacional de Brasília, onde os participantes reuniram-se com Julia Zapata (Analista ambiental/ICMBio) para tratar temas de manejo da área e discutir futuras parcerias entre a ABG e o parque.  Também, foi percorrida uma das trilhas do parque e se mantiveram contatos com diferentes figuras que desenvolvem os trabalhos de proteção da unidade: brigadistas que trabalham na prevenção e combate aos incêndios e pessoal que trabalha nas tarefas de controle e vigilância.

A Associação Brasileira de Guarda-parques agradece a todos os envolvidos e participantes que se empenharam para o acontecimento deste evento histórico. 

Nossos agradecimentos também, ao advogado Rodrigo Ladislau Batista (OAB/DF 27.727) pelos serviços prestados à Associação Brasileira de Guarda-parques. Contato: rladislau@gmail.com Cel: (61) 8112-5087.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Translate