terça-feira, 30 de setembro de 2014

Rio Grande do Sul: SEMA e Brigada Militar iniciam primeiro curso de formação de Guarda-parques

Extraído de: http://www.sema.rs.gov.br/conteudo.asp?cod_menu=4&cod_conteudo=8926

Teve início na tarde de hoje (29), no Centro de Visitantes do Parque Estadual de Itapuã, em Viamão, o primeiro curso de formação de guarda-parques do Estado, promovido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) em parceria com a Brigada Militar. 

                                               Imagem: http://www.sema.rs.gov.br/

O curso será realizado em três módulos, envolvendo os servidores guarda-parques da Sema, com aulas teórico-práticas e de emprego de arma de fogo. Esta primeira turma terá aulas até o dia 24 de outubro, a segunda turma será realizada de 3 a 28 de novembro e a terceira, de 16 de março a 10 de abril de 2015.

O evento foi aberto pelo secretário adjunto do Meio Ambiente, Luís Fernando Perelló, pelo comandante do Comando Ambiental da Brigada Militar, coronel Ângelo Antônio Vieira da Silva, pelo guarda-parque da Sema e secretário executivo da Associação dos Guarda-Parques do Estado, Alexandre Gomes, seguido de uma aula inaugural com o professor Demétrio Guadagnin, do Departamento de Ecologia da Ufrgs, que abordou o tema “gestão de áreas protegidas”.

Na ocasião, o coronel Ângelo destacou a importância da parceria entre as duas instituições na promoção do curso, visando à qualificação dos guarda-parques e a necessidade da criação de uma escola estadual ambiental envolvendo várias instituições do Estado. Já o secretário adjunto da Sema, Luís Perelló, afirmou que a formação dos guarda-parques é uma das prioridades da Secretaria pelo seu papel na manutenção e conservação das unidades de conservação. Ele resgatou a história do processo de formação do curso e o empenho das instituições para que se tornasse realidade.

O curso de formação de guarda-parques será ministrado por instrutores da Sema e da Brigada Militar e será realizado de segunda à sexta das 8h30 às 18h, no Centro de Visitantes do Parque Estadual de Itapuã, em um total de 180 horas de aulas teóricas, mais uma semana de treino de tiro, no mês de dezembro.

Extraído de: http://www.sema.rs.gov.br/conteudo.asp?cod_menu=4&cod_conteudo=8926

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Translate