segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Guarda-parque brasileiro faz intercâmbio na Bolívia

Membro da Associação Brasileira de Guarda-Parques participa de intercâmbio em Unidades de Conservação da Bolívia.


Enviado por: Edson Valduga

Saudações amigos Guarda-Parques do Brasil, venho compartilhar com vocês meu início de experiência como Guarda-parque voluntário em unidades de conservação na Bolívia. 

O Guarda-parque Edson Valduga inicia seu trabalho voluntário na Estação Biológica de Beni, Bolívia.


Macaco-esquilo, Estação Ecológica de Beni. Foto: Edson Valduga.
Fui recepcionado em Santa Cruz de la Sierra pela Chefe da Estação Biológica de Beni, Carola Vaca, por Ronald Arias e pelo Chefe Guarda-Parque Jhonny Mano. Pessoas muito bacanas. Fomos juntos para a Cidade de Villa Tunari, na Província de Cochabamba, participar da reunião anual de Guarda-Parques sob o tema “Conservação + Desenvolvimento = Viver bem”. Uma experiência fantástica tendo em vista que estavam presentes membros de todas as unidades de conservação federais deste país. Foram discutidos vários temas importantes como a Prospecção de petróleo em áreas protegidas, Fiscalização, Sistemas de Informação Integrados, Papel do Guarda-Parque, Valorização das comunidades indígenas existentes dentro das unidades, Contaminação, Uso e aproveitamento sustentável de recursos naturais e Alianças estratégicas. E este encontro também promove a integração entre os Guarda-Parques. A participação neste evento proporcionou-me uma visão ampla do que é a Preservação Ambiental na Bolívia, particularidades de cada região e também um apanhado geral do trabalho do SERNAP (Serviço Nacional de Áreas Protegidas), que é o equivalente ao ICMBio no Brasil. Ao meu ver, intercâmbios desse tipo são muito positivos. uma vez que o bioma Amazônia se estende para além das fronteiras dos países, sendo esta troca de experiências muito produtiva. 

Ficamos em Villa Tunari de 16 a 18 de dezembro e depois seguimos para a Estação Biológica del Beni. Beni é uma província boliviana que compreende o bioma amazônico, localizada na porção norte do país. A sede da Estação fica na cidade de San Borja e o acesso à Estação pode ser feito por terra, leva cerca de uma hora dependendo das condições da estrada, e também por água, utilizando o rio Maniqui, que delimita a Estação na sua porção mais ao sul e demora 50 minutos. 

Guarda-parques no Rio Maniqui apreendem 
madeiras retiradas ilegalmente dentro da Estação 
Tive a oportunidade de acompanhar várias ações de fiscalização percorrendo o rio Maniqui e visitas as comunidades indígenas que vivem dentro da unidade. E achei muito interessante o trabalho de conscientização ambiental com essas comunidades. Com destaque para o aproveitamento sustentável dos recursos naturais. Estou empenhado na manutenção das viaturas, problema recorrente também nas unidades de conservação do Brasil, e em atividades cotidianas de manutenção das estruturas dentro da unidade. Estou achando demais essa oportunidade. Estou aprendendo muito sobre a Bolívia, sou muito bem tratado e já me consideram como um amigo. Aliás, desde o primeiro contato com os Guarda-Parques daqui já me senti em casa. Ainda devo conhecer e ajudar em outras unidades de conservação. Abraço a todos.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Os verdadeiros guardiões das florestas

"Não há como se falar seriamente na gestão de parques sem contar com estes profissionais na ponta. É necessário que no Brasil, definitivamente, se implante uma cultura sólida de cuidado com as suas áreas protegidas através da contratação, formação e, finalmente, atuação de guarda-parques". 

Leia o artigo de André Ilha para o Site O Eco:
http://www.oeco.org.br/convidados/28862-os-verdadeiros-guardioes-das-florestas

Guarda-parque: uma vocação exercida ao redor do mundo

Guarda-parques de 19 países no Parque Lane Cove River, Sydney, onde se hospedaram, durante o Congresso Mundial de Parques. Foto: Steve Woodhall

Membro da Associação Brasileira de Guarda-Parques relata suas experiências no Congresso Mundial de Parques, incluindo a apresentação da Declaração dos Guarda-parques Brasileiros e histórias inspiradoras de Guarda-parques ao redor do mundo.

Confira:  http://www.oeco.org.br/convidados/28863-guarda-parque-uma-vocacao-exercida-ao-redor-do-mundo


terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Sócio do Mês de Janeiro: Edson Valduga

Neste mês de janeiro, a Associação Brasileira de Guarda-parques presta homenagens ao Guarda-parque Edson Valduga, que já trabalhou como voluntário em vários parques brasileiros e atualmente está na Bolívia. Confira abaixo um pouco de sua história:

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Guarda-parque do Mês de Janeiro: Lailson Camelo

A cada mês, publicaremos uma pessoa escolhida como destaque da categoria "Guarda-parque do mês ". Neste mês de Janeiro, o homenageado é o Guarda-parque do Amapá, Lailson Camelo da Silva, que trabalha no Parque Arqueológico do Solstício. Clique na imagem e confira:


sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Conheça Guarda-parques ao redor do mundo: Lyn Evans, da Austrália

Conheça Guarda-parques ao redor do mundo. A Associação Brasileira de Guarda-parques aproveitou sua participação no Congresso Mundial de Parques na Austrália, em novembro, para gravar este depoimento com Lyn Evans, da Austrália. Confira:


Postagens populares

Translate